Perguntas Frequentes
Tem alguma dúvida para nossa equipe?
O que é este projeto?
É um projeto de assistência técnica para levantar dados e, a partir desses dados, desenhar e propor uma infraestrutura de telecomunicações (“backbone”) que interligará os aparelhos públicos dos municípios componentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro bem como os do Governo do Estado do Rio de Janeiro presentes nestes municípios, numa rede de alta velocidade no estado da arte da tecnologia, permitindo que as prefeituras da RMRJ e o Governo do Estado de Rio de Janeiro implementem aplicações e serviços digitais de última geração para uso interno e para a população em geral.
Ao final, o que teremos como resultado do projeto?
- Um levantamento detalhado da estrutura atual de telecomunicações de uso público na RMRJ;
- Um projeto básico de rede de telecomunicações que complementará e/ou substituirá a estrutura hoje existente, interligando todos os aparelhos públicos das prefeituras e do Governo do Estado nelas situados, dentro do estado da arte da tecnologia, preparada para aplicações atuais e futuras;
- Uma pré-seleção de equipamentos que comporão a rede e alguns de seus potenciais fornecedores, com um estudo de investimento associado;
- O orçamento completo da implantação desta rede;
- Possíveis fontes de financiamento para a implementação da rede;
- Um plano de operação e governança para esta rede;
- Um estudo do impacto social e de desenvolvimento na RMRJ consequentes da implantação desta rede;
- Um estudo do impacto ambiental consequente da implantação desta rede.
- Um estudo jurídico e regulatório que suporte a realização futura do projeto
Quem são as entidades / órgãos / empresas que estão envolvidas na elaboração deste projeto?
A Infovia da Região Metropolitana do Rio de janeiro é uma iniciativa do Instituto Rio Metrópole – IRM, órgão do governo do Estado que possui as atribuições legais para o desenvolvimento deste tipo de projeto , com recursos da United States Trade and Development Agency – USTDA, agência do governo dos Estados Unidos que financia projetos de infraestrutura e desenvolvimento em outros países. A execução do projeto está a cargo da empresa americana Emerging International LLC, contratada diretamente pela USTDA.
Ou seja, o investimento para a elaboração deste projeto não recorre a recursos do erário público.
Quem e quando será construída essa rede?
O objetivo do atual projeto é o estudo da infraestrutura e serviços existentes e, a partir da avaliação da demanda atual e futura para serviços digitais, o desenho de uma nova infraestrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que atenda a necessidade dos municípios da RMRJ, e estudos derivados como mapeamento de possíveis fornecedores, orçamentação, modelos de financiamento, impactos jurídicos, regulatórios, ambientais e sociais, além de propor um modelo de implementação e operação. Mas não é parte do projeto a implementação desta rede e sua operação.
Quem pagará pela sua implantação?
Durante o projeto serão avaliadas as fontes de financiamento assim como elaborado um modelo orçamentário, que levará em conta as necessidades de cada prefeitura e o modelo ótimo de operação. Um projeto posterior deverá definir os modelos de financiamento que deverão ser utilizados.
Que municípios participam do projeto?
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro é composta por 22 municípios, que estão interligados econômica e socialmente, tendo a cidade do Rio de Janeiro como o principal centro. Esses municípios trabalham juntos para enfrentar desafios comuns, como transporte, serviços públicos, crescimento urbano e infraestrutura, promovendo soluções que beneficiem toda a população da região.
Lista dos 22 Municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro:
Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Seropédica, São Gonçalo, São João de Meriti, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Rio de Janeiro
Está em dúvida sobre o que é um município? Pense na sua cidade: um município é uma unidade administrativa com sua própria prefeitura e serviços, como escolas, hospitais e transporte. A Região Metropolitana conecta esses municípios vizinhos para promover desenvolvimento e melhorias de forma integrada.