Impactos Esperados
O que esperamos?
As prefeituras desempenham um papel central e o principal elo deste projeto, cujo objetivo é desenhar as bases da Infovia Metropolitana que impulsionará a transformação digital da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, colocando a conectividade e as tecnologias de comunicação e informação no coração da gestão municipal.
O projeto será conduzido de forma que, quando implementado, a Infovia Metropolitana possa proporcionar os benefícios indicados a seguir.
Redução de Custos em Telecomunicações
Otimização de gastos com telecomunicações, proporcionando economia significativa e melhor alocação de recursos.
Facilidade na Prestação de Serviços
Integração de novas tecnologias que permitirá que os serviços existentes sejam aprimorados e que novos serviços sejam implementados de forma mais eficiente, garantindo maior acessibilidade e eficácia.
Uso de Novas Tecnologias na Prestação de Serviços Públicos
Tecnologias como computação em nuvem e inteligência artificial serão adotadas dentro de um framework integrado, modernizando os serviços públicos e ampliando seu alcance.
Melhoria na Experiência do Cidadão
Com processos mais rápidos e menos burocráticos, o cidadão poderá usufruir de serviços públicos com maior praticidade e satisfação.
Redução de Tempo, Complexidade e Custos
A implementação de novos serviços digitais será mais ágil e econômica, promovendo uma transformação digital eficiente e sustentável.
Integração e Eficiência
A conectividade entre prefeituras unificará sistemas, promovendo gestão colaborativa e serviços públicos mais ágeis.
Ao propor tecnologias digitais e estratégias de implantação e operação considerando as práticas mais modernas existentes, o projeto busca atender às demandas de cada prefeitura com qualidade e eficiência, proporcionando uma infraestrutura integrada para levar a gestão a um novo patamar de digitalização e, assim, fortalecendo o vínculo entre a administração pública e a população.
O objeto do presente trabalho é a realização do estudo e confecção da proposta otimizada de tecnologias viáveis para atender as demandas atuais e futuras dos aparelhos públicos da Regão Metropolitana por conectividade de alta capacidade. Mas não faz parte deste projeto a implementação dessa rede, que será objeto de um projeto futuro.